Câmara de Palotina homenageia C.Vale com Moção de Aplausos e Congratulações

Câmara de Palotina homenageia C.Vale com Moção de Aplausos e Congratulações Vereadores com os representantes da C.Vale, Ademar Pedron, Jonis Centernaro e Carlos Mattiuzzi
Durante a sessão ordinária da Câmara de Palotina da última segunda-feira, dia 12, foi aprovada uma Moção de Aplausos e Congratulações expedida à C.Vale pelos 55 anos de fundação comemorados no dia 7 de novembro. O autor da moção é o vereador Enio Moesch (PSDB) e a matéria teve aprovação unânime. A sessão foi acompanhada pelos representantes da C.Vale, Ademar Pedron (vice-presidente), Jonis Centenaro e Carlos Mattiuzzi.
O vereador apresentou a moção descrevendo a história da cooperativa. A falta de locais para armazenar a produção, as dificuldades para o escoamento da safra e a ausência de crédito e assistência técnica levaram um grupo de 24 agricultores a fundar, em 1963, a Cooperativa Agrícola Mista de Palotina Ltda (Campal). Em 1969 aconteceu o início efetivo das atividades da cooperativa com o recebimento de trigo em armazém de um moinho de Palotina. Em 1970 teve início a construção do primeiro armazém da cooperativa, que ficou pronto no início do ano seguinte.
O rápido crescimento da produção levou a Campal a iniciar a fase de estruturação física com a construção de unidades para recebimento de cereais no município de Palotina. Com a divisão territorial da região oeste entre as cooperativas, a Campal expandiu-se para além das fronteiras de Palotina, o que levou os associados a modificar a razão social da empresa, em 1974, para Cooperativa Agrícola Mista Vale do Piquiri Ltda (Coopervale). Em 1981, a Coopervale passou a atuar no Mato Grosso e, em 1984, no estado de Santa Catarina.
No início dos anos 90, a Coopervale montou um Plano de Modernização ouvindo milhares de associados, em trabalho coordenado por Alfredo Lang, que viria a assumir a presidência da cooperativa em 1995. Naquele ano, a Coopervale começou a executar o plano para tornar a empresa mais competitiva e iniciar o processo de agregação de valores aos produtos primários. Era o início de uma nova era para a cooperativa. A largada desta etapa aconteceu em outubro de 1997, quando foi inaugurado o complexo avícola C.Vale. Este projeto deu aos associados a oportunidade de produzir frango em grande escala. Outro aspecto importante da atividade está na rastreabilidade da cadeia produtiva. A cooperativa mantém um sistema informatizado que permite o acesso aos procedimentos utilizados para a produção de matéria prima (soja e milho), passando pela fabricação de ração, manejo e industrialização das aves. O objetivo é garantir a segurança alimentar aos consumidores de carne de frango.
A industrialização ampliou-se em 2002 com início das operações de uma amidonaria em Assis Chateaubriand.
Em 21 de novembro de 2003 uma alteração estatutária mudou a razão social de Cooperativa Agrícola Mista Vale do Piquiri Ltda (Coopervale) para C.Vale - Cooperativa Agroindustrial.
Em janeiro de 2004, a C.Vale iniciou a duplicação do abatedouro de frangos e a construção da indústria de termo processados de aves, obras que foram inauguradas no dia 8 de abril de 2005. A capacidade de produção passou de 150 mil para 600 mil aves/dia.
Outro fato histórico ocorreu em 2009, quando a C.Vale fechou um acordo com a Coopermibra, cooperativa com sede em Campo Mourão, e passou a atuar no centro-oeste do Paraná. Pelo acordo, a C.Vale passou a operar as 19 unidades de recebimento de grãos da Coopermibra.
Seis anos depois, em 2015, a C.Vale fechou parceria com a Marasca e assumiu as operações de 26 unidades da cerealista gaúcha, passando a atuar no Rio Grande do Sul.
O processo de agroindustrialização avançou ainda mais em 2017 com a inauguração de um abatedouro de peixes com capacidade de processamento de 150 mil tilápias/dia. O empreendimento deu início a um novo sistema de integração que passou a gerar mais renda e empregos.
Formada, atualmente, por mais de 20.000 associados e 9.000 funcionários, a cooperativa atua na produção de soja, milho, trigo, mandioca, leite, frango, peixe e suínos. Possui 148 unidades de negócio nos estados do Paraná, Santa Catarina, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul e no Paraguai.
A C.Vale financia a produção, garantindo crédito aos cooperados. A empresa também comercializa insumos, peças, acessórios e revende máquinas agrícolas. Além disso, produz semente de soja em Santa Catarina. A cooperativa ainda mantém uma rede de supermercados com nove lojas no Paraná, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

Protocolos desta Publicação:Criado em: 13/11/2018 - 10:40:01 por: Vanildo Cardoso dos Santos - Alterado em: 13/11/2018 - 10:42:25 por: Vanildo Cardoso dos Santos