100%

Câmara de Palotina homenageia C.Vale com Moção de Aplausos e Congratulações

Câmara de Palotina homenageia C.Vale com Moção de Aplausos e Congratulações Vereadores com os representantes da C.Vale, Ademar Pedron, Jonis Centernaro e Carlos Mattiuzzi
Durante a sessão ordinária da Câmara de Palotina da última segunda-feira, dia 12, foi aprovada uma Moção de Aplausos e Congratulações expedida à C.Vale pelos 55 anos de fundação comemorados no dia 7 de novembro. O autor da moção é o vereador Enio Moesch (PSDB) e a matéria teve aprovação unânime. A sessão foi acompanhada pelos representantes da C.Vale, Ademar Pedron (vice-presidente), Jonis Centenaro e Carlos Mattiuzzi.
O vereador apresentou a moção descrevendo a história da cooperativa. A falta de locais para armazenar a produção, as dificuldades para o escoamento da safra e a ausência de crédito e assistência técnica levaram um grupo de 24 agricultores a fundar, em 1963, a Cooperativa Agrícola Mista de Palotina Ltda (Campal). Em 1969 aconteceu o início efetivo das atividades da cooperativa com o recebimento de trigo em armazém de um moinho de Palotina. Em 1970 teve início a construção do primeiro armazém da cooperativa, que ficou pronto no início do ano seguinte.
O rápido crescimento da produção levou a Campal a iniciar a fase de estruturação física com a construção de unidades para recebimento de cereais no município de Palotina. Com a divisão territorial da região oeste entre as cooperativas, a Campal expandiu-se para além das fronteiras de Palotina, o que levou os associados a modificar a razão social da empresa, em 1974, para Cooperativa Agrícola Mista Vale do Piquiri Ltda (Coopervale). Em 1981, a Coopervale passou a atuar no Mato Grosso e, em 1984, no estado de Santa Catarina.
No início dos anos 90, a Coopervale montou um Plano de Modernização ouvindo milhares de associados, em trabalho coordenado por Alfredo Lang, que viria a assumir a presidência da cooperativa em 1995. Naquele ano, a Coopervale começou a executar o plano para tornar a empresa mais competitiva e iniciar o processo de agregação de valores aos produtos primários. Era o início de uma nova era para a cooperativa. A largada desta etapa aconteceu em outubro de 1997, quando foi inaugurado o complexo avícola C.Vale. Este projeto deu aos associados a oportunidade de produzir frango em grande escala. Outro aspecto importante da atividade está na rastreabilidade da cadeia produtiva. A cooperativa mantém um sistema informatizado que permite o acesso aos procedimentos utilizados para a produção de matéria prima (soja e milho), passando pela fabricação de ração, manejo e industrialização das aves. O objetivo é garantir a segurança alimentar aos consumidores de carne de frango.
A industrialização ampliou-se em 2002 com início das operações de uma amidonaria em Assis Chateaubriand.
Em 21 de novembro de 2003 uma alteração estatutária mudou a razão social de Cooperativa Agrícola Mista Vale do Piquiri Ltda (Coopervale) para C.Vale - Cooperativa Agroindustrial.
Em janeiro de 2004, a C.Vale iniciou a duplicação do abatedouro de frangos e a construção da indústria de termo processados de aves, obras que foram inauguradas no dia 8 de abril de 2005. A capacidade de produção passou de 150 mil para 600 mil aves/dia.
Outro fato histórico ocorreu em 2009, quando a C.Vale fechou um acordo com a Coopermibra, cooperativa com sede em Campo Mourão, e passou a atuar no centro-oeste do Paraná. Pelo acordo, a C.Vale passou a operar as 19 unidades de recebimento de grãos da Coopermibra.
Seis anos depois, em 2015, a C.Vale fechou parceria com a Marasca e assumiu as operações de 26 unidades da cerealista gaúcha, passando a atuar no Rio Grande do Sul.
O processo de agroindustrialização avançou ainda mais em 2017 com a inauguração de um abatedouro de peixes com capacidade de processamento de 150 mil tilápias/dia. O empreendimento deu início a um novo sistema de integração que passou a gerar mais renda e empregos.
Formada, atualmente, por mais de 20.000 associados e 9.000 funcionários, a cooperativa atua na produção de soja, milho, trigo, mandioca, leite, frango, peixe e suínos. Possui 148 unidades de negócio nos estados do Paraná, Santa Catarina, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul e no Paraguai.
A C.Vale financia a produção, garantindo crédito aos cooperados. A empresa também comercializa insumos, peças, acessórios e revende máquinas agrícolas. Além disso, produz semente de soja em Santa Catarina. A cooperativa ainda mantém uma rede de supermercados com nove lojas no Paraná, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.
 
 
Protocolos desta Publicação:Criado em: 13/11/2018 - 10:40:01 por: Vanildo Cardoso dos Santos - Alterado em: 13/11/2018 - 10:42:25 por: Vanildo Cardoso dos Santos

Notícias

Vereadores de Palotina aprovam projetos e apresentam sugestões
Vereadores de Palotina aprovam projetos e apresentam sugestões

A Câmara de Vereadores de Palotina realizou na segunda-feira, dia 10, mais uma sessão ordinária, a penúltima do atual período legislativo. Os vereadores aprovaram diversos projetos encaminhados pelo prefeito Jucenir Stentzler e também apresentaram sugestões de melhorias em diversos setores por meio de indicações.

Vereadores de Palotina autorizam recursos para melhorias em estradas rurais e pavimentação asfáltica
Vereadores de Palotina autorizam recursos para melhorias em estradas rurais e pavimentação asfáltica

Os vereadores de Palotina estiveram reunidos em mais uma sessão ordinária na última segunda-feira, dia 3. Além da aprovação de projetos que já passaram pelas comissões permanentes da Câmara, foi feita a leitura de dois novos projetos que foram encaminhados pelo prefeito Jucenir Stentzler e um apresentado pela Mesa Diretiva. Os projetos do Executivo são o PL 285, que institui o Conselho de Alimentação Escolar e o PL 286, que tem o objetivo de atualizar a estruturação do Conselho Municipal de Educação. A Mesa Diretiva da Câmara apresentou o Projeto de Lei 016, que extingue diversas funções gratificadas e faz a readequação de duas funções.

Vereadores autorizam crédito especial para uniformes e kits escolares
Vereadores autorizam crédito especial para uniformes e kits escolares

Na última segunda-feira, dia 26, foi realizada mais uma sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Palotina. Foram aprovados em regime de urgência projetos que alteram o Plano Plurianual (PPA) e a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), assegurando a abertura de crédito adicional especial no valor de R$ 150 mil oriundos de emenda parlamentar do deputado estadual Cláudio Palozzi para aquisição de três veículos para atender as subprefeituras dos distritos de São Camilo e Vila Floresta e também a Secretaria Municipal de Planejamento.

Vereadores visitam Mostra Técnica do Colégio Agrícola
Vereadores visitam Mostra Técnica do Colégio Agrícola

Vereadores de Palotina acompanharam a programação da VII Mostra Técnica do Colégio Estadual Adroaldo Augusto Colombo, realizada na quarta-feira e nesta quinta-feira. A mostra evidenciou as atividades desenvolvidas naquele educandário e que são vinculadas ao curso Técnico em Agropecuária

Loja Maçônica recebe Moção de Aplausos da Câmara de Palotina
Loja Maçônica recebe Moção de Aplausos da Câmara de Palotina

A Loja Maçônica Três de Dezembro recebeu uma Moção de Aplausos e Congratulações expedida pela Câmara de Vereadores de Palotina em reconhecimento aos 15 anos de realização do evento beneficente Festival do Frango. A moção foi aprovada por unanimidade e foi proposta pelo vereador Sansão Pinheiro (PTB)

Câmara de Palotina aprova recursos para melhorias em Centros de Educação Infantil
Câmara de Palotina aprova recursos para melhorias em Centros de Educação Infantil

A Câmara de Vereadores de Palotina realizou na segunda-feira, dia 19, mais uma sessão ordinária, sob a presidência do vereador Elias Naor Schlosser (MDB). Três novos projetos deram entrada no Legislativo. A administração municipal está solicitando autorização legislativa para abrir crédito adicional especial ao orçamento no valor de R$ 150 mil para aquisição de três veículos que atenderão as subprefeituras de São Camilo e Floresta e também a Secretaria Municipal de Planejamento.