Na última segunda-feira, dia 26, foi realizada mais uma sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Palotina. Foram aprovados em regime de urgência projetos que alteram o Plano Plurianual (PPA) e a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), assegurando a abertura de crédito adicional especial no valor de R$ 150 mil oriundos de emenda parlamentar do deputado estadual Cláudio Palozzi para aquisição de três veículos para atender as subprefeituras dos distritos de São Camilo e Vila Floresta e também a Secretaria Municipal de Planejamento. Os vereadores também autorizaram R$ 360 mil que serão utilizados pela Secretaria Municipal de Educação na aquisição de uniformes escolares para os alunos dos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs). Também será investido o montante de R$ 750 mil para aquisição de livros de inglês, kits escolares, material de limpeza, expediente, despesa com pessoal, além da aquisição de toldos para os CMEIs e pagamento de auxílio alimentação de servidores.
A Câmara aprovou em segundo turno o PL 214/2018, do Executivo Municipal, que desafeta parte de lote no Conjunto Social III (BNH), para abertura de via pública nas proximidades da Escola Municipal Luiz Moacir Percicotti.

Novos projetos – Nesta semana deram entrada na Câmara novos projetos que foram baixados às comissões permanentes para análise e parecer. A administração municipal está solicitando alterações no PPA e LDO para abertura de crédito adicional especial, sendo R$ 234.000,00, dentro da Secretaria de Agricultura e Gestão Ambiental, visando aquisição de pedra brita, contratação de horas máquinas para manutenção de estradas rurais e aquisição de material de expediente para própria secretaria; R$ 23.343,66, referente a devolução de recursos ao Tesouro Nacional; R$ 9.115,00, remanejados dentro do próprio Fundo Municipal de Saúde para custeamento do Consorcio Intermunicipal da Rede de Urgência SAMU e R$ 58.633,93 remanejados dentro da Secretaria de Obras e Serviços Públicos para compra de material que será utilizado para manutenção da pavimentação asfáltica de vias públicas.

Requerimento e indicações – Os vereadores Sansão Pinheiro (PTB) e Weslei Freitas (PSDB), apresentaram requerimento solicitando informações a respeito da escala de médicos que atendem no Hospital Municipal após às 17h30min quando as Unidades Básicas de Saúde estão fechadas nos feriados e finais de semana. Três indicações tramitaram na sessão. O Vereador Gilmar Hinkel (MDB), sugere a realização de estudos a fim de que em 2019 os enfeites natalinos sejam feitos pelas escolas municipais com materiais recicláveis e premiação entre as escolas participantes. Os vereadores Enio Moesch (PSDB), Sansão Pinheiro e Weslei Vinicios Freitas indicaram a limpeza e dedetização de todos os lotes, parques, academias de saúde e edificações pertencentes ao município a fim de combater a proliferação de animais peçonhentos, tais como escorpiões, aranhas, cobras além de caramujos e o mosquito da dengue. A vereadora Rose Delai (PSDB) sugeriu que a administração municipal institua programa de incentivo à pesquisa, inovação e produção científica nas escolas públicas do município.

Protocolos desta Publicação:Criado em: 29/11/2018 - 09:39:48 por: Vanildo Cardoso dos Santos - Alterado em: 29/11/2018 - 09:39:48 por: Vanildo Cardoso dos Santos